quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Teoria #6 "Cala-te..tem Calma!!"

Heinz !!

Hoje temos uma pergunta a colocar : Por que é que todas as discussões têm que ter um 'cala-te' e/ou 'tem calma' ?? ahn??


Queremos dar ênfase a uma situação tão regular nos lares ( e fora) : discussões paternais!! Quantos de nós ja não participaram numa boa discussão com a 'mamã' ou com o 'papá' ?? Uma das coisas que nos irrita desta situação é o facto de 'os pais terem sempre razão' ! Para sermos mais explícitas passemos a um exemplo:


-Está uma bela tarde de sol, o vento sopra levemente na rua, passeiam cães, gatos, passarinhos lá fora e cá estou eu...a acordar! Ora levanto-me, digo uma espécie de 'olá' à minha mãe, vejo as horas e decido que são horas de almoçar...e é o que faço! Depois da minha 'bela' refeição começa a minha 'mãezinha' a pregar o costume: "Não fazes aquilo! Tudo eu, tudo eu!! És assim e assado..a filha da 'x' é que é uma rapariga simpática e trabalhadora...ajuda taaanto a mãe!! Por quê é que me falas assim?? Faz aquilo, e aquilo!! O teu irmão é rapaz!! BLÁ BLÁ BLÁ..!".



E é assim meus amigos...que uma discussão começa!

Nós bem tentamos estar calados...para ver se 'passa'! Mas há tanta insistência da parte da mãe, a nossa paciência também não é das grandes (principalmente nessa altura...porque é sempre nessa altura) e também parece mal deixar falar a nossa mãe sozinha ...então começa a nossa tentativa de auto-defesa! Que nunca, nunquinha funciona!! Quando parece que nos estão a ouvir sai derrepente um 'CALA-TE!!' . Aliás..as vezes é mesmo 'cala-te cala-te' , acompanhado de um 'tu não sabes o que dizes!' . Bem...a única conclusão a que podemos chegar é que tinhamos razão...mas elas não conseguem admitir e por isso é mais fácil mandar-nos calar!! E a nós sabe tão bem..ui!!

Melhor..só um 'tem calma' a seguir!!



O 'tem calma' tem muito que se lhe diga. Primeiro porque é utilizado, muitas das vezes, desnecessariamente e depois porque faz tudo menos acalmar a pessoa em questão! Passemos a mais um exemplo que todos devem de alguma maneira reconhecer:


- Está uma noite agradável, mesmo a pedir uma saída com os amigos...por isso combinei sair com eles e encontrarmo-nos no café habitual. Dão-se as normais conversas de início, contam-se as novidades. A 'x' diz que comprou um telemóvel novo!! Mostra-o ao pessoal e o telemóvel é da marca 'y'. O 'z' começa a dizer:

"Brutaal! a 'y' é a melhor marca de telemóveis...desse género já sairam 50000000000000 modelos!"

Ao qual eu respondo (porque até sou entendida no assunto)
"Não, não!! a 'y' já lançou desse género 50000000000001 modelos!"

"O quê?? 'tás parva? Nunca na vida!! - diz 'z' .

"Então mas ainda ontem apareceu na tv! 50000000000001 !! tenho a certeza!!" - digo eu.

" Impossivel!! 'tás doida!!" - diz 'z'.

"Opá! Mas eu 'tou-te a dizer que apareceu ontem na TV que já tinham saído 50000000000001 modelos da 'y'! Agora ´tou doida?? - digo eu.

Eis quando alguém do grupo diz: "Tem calma!"


[PAUSA]


Agora pensemos todos em grupo: O que é que acontece a partir do momento que uma alminha inteligente decide dizer 'tem calma!' ???


[PLAY]


"EU TOU CALMA" - Grito eu!

E se antes da pessoa dizer 'tem calma!', eu até me considerava calma, neste momento em que respondo, NÃO ESTOU! Não estou mesmo!


Gostava realmente que, algum dia, alguém nos explicasse esse 'tem calma!' quando as pessoas sabem que é apenas uma discução entre amigos e depois um de nós acaba por desistir????

Uffah!!


Agradecemos que enviem as vossas prováveis explicações. Ficaremos ansiosas a espera de uma explicação possível para esta 'calamidade' . Por enquanto tentaremos TER CALMA e vamo-nos CALAR após pagar os TREUZE cêntimos que nos faltam para o café!!

(depois desta junção de 'monstruosidades' prevemos uma 'catrástofe' deste lado)


[STOP]



manolo's kisses

Um comentário:

nuno disse...

Bem...vou tentar dar a minha opinião calmamente de modo a que ninguém me peça para calar. A realidade é que existem pessoas com mais aptidão para nos descontrolarem que outras, o que é grave. A mãe é um desses casos fantásticos porque o consegue fazer de uma forma super natural e com os argumentos que mais detestamos. A melhor forma de lidar com a situação é darmo-nos como derrotamos (fase de testes ainda). Isto porque ela sente que exerceu o seu poder maternal da melhor forma e nós simplesmente não nos damos ao trabalho…esqueçam o orgulho, há coisas que não vão mudar.
Quanto ao “tenham calma”, em 70 % das vezes funciona como um catalisador de uma reacção química chamada “teimosia”. Se houver copos pelo meio é mais complicado ainda, porque a teimosia é directamente proporcional ao número de copos…. Caso não seja esse o caso, esta deixa deve ser aproveitada para um “ok…não vou discutir mais o assunto, se calhar tens razão” (dá-mos um ar maduro) e muda-se de assunto. No dia seguinte faz-se o trabalho de casa e assim que surja uma oportunidade ganhamos a batalha uma prova física.
Nesse momento fazemos o sorriso vitorioso ;)