terça-feira, 13 de janeiro de 2009

JÁ AGORA...UM ACHEGA! "Brasoportuguesol...cuidado!"

Olá...
Começa assim:
“As superficies a colar de berao estar secas e limpas
Botar um pouco de cola em una das partes e facer pressao alguns segundos. Com o pincel o adaptador pode chegar as areas mais dificiles.
Manter em lugar fresco e seco e fora do alcance das crianças
PERIGO:Cola ao insante pele e olhos. No caso de accidente laver com multa agua e dirixir-se com urgencia ao Hospital mais perto”
O assunto é: a cola Super 2000 da Vidal® que, é uma espécie de Super cola 3.
E como em tudo o que é produto para comercializar há, ou pelo menos deve haver, a zona informativa (advertências e compostos químicos), normalmente em várias línguas.

A uma pequena e primeira observação parece-me existir a zona informativa em três línguas diferentes (inglês, espanhol e português).
De seguida, como estive disposta a ler dirigi-me para a zona que me parecia ser escrita em Português. Comecei a ler.
E é nesta altura que me dou conta que existe ali uma qualquer mistura entre português, espanhol, português do Brasil e não só. Existe também uma certa invenção de palavras. Para as pessoas mais “niquentas” (como eu fui), há que reparar na falta excessiva de pontuação e acentuação e posteriormente, de semântica (faz falta).
Eu tinha DUAS embalagens. Se eu escrevesse assim não tinha passado do 4º ano mas os senhores da cola?! Não!
Pronto e é isto, este post só tinha mesmo o intuito de representar a minha indignação a este “brasoportuguesol”.
P.S.: Ao tempo que eu não ouvia ou lia "botar"...como quem diz "Bot'aqui um bocado de cola". Chique!!!

Manolos kisses

2 comentários:

Pedro Moreira disse...

É bom saber que continua-mos a ser os maiores em termos de patetice.
Fico deveras contente com toda esta envolvência semântica de cariz auto-crático!
Agora sempre que comprar uma cola vou estar sempre atento às informações, pois não é todos os dias que se encontram estas pérolas da língua portuguesa. Só gostava que mais produtos seguissem este tipo de linguagem, era muito mais divertida a sua utilização. (ex. Neste Um Méle, sereales de abeia com trassos de méle. Cem curantes nem adubantes, ricú em bitamina B12 e B52)

Beijos para a Manola que caiu!
Beijos para a Manola que ficou de pé!

Pok disse...

É o que dá comprar cola nos chineses em vez de cola de qualidade!!!

Abraço ao Kim-Toy!